Taxa de mola é a medida da quantidade de força necessária para comprimir uma mola ou fole em uma polegada ao longo de sua linha central. Ele é fornecido em lbf / in.
Foles com altas taxas de mola exibem mais força de fechamento, gerando calor excessivo nas faces de vedação e impactando negativamente o filme lubrificante entre essas faces. Normalmente, as vedações que operam em ambientes de alta temperatura e com pouca lubrificação são menos capazes de acomodar o movimento do eixo, ajustes do impulsor e desgaste gradual das faces de vedação – tudo isso pode levar à falha prematura da vedação. É por isso que é muito importante garantir que as cargas corretas da mola sejam aplicadas quando a vedação for ajustada no comprimento operacional correto.
Quanto mais baixa (ou mais leve) a taxa da mola, mais flexibilidade no fole. Uma taxa de mola mais baixa também cria menos carga nas faces do selo, minimizando o desgaste da face, que pode prolongar a vida útil do selo. A taxa da mola é afetada pela geometria do fole, bem como pelos materiais de construção, e pode ser ajustada pela adição ou subtração das convoluções do fole em um projeto de fole soldado nas bordas. Foles formados tendem a ter taxas de mola mais altas e, portanto, são menos tolerantes ao ajuste da vedação axial, movimento do eixo, etc.